Declaração de missão da FDTA

Já que é chique colocar nos sites empresariais a missão, a visão e os valores da empresa, mesmo que no fundo seja tudo para inglês ver, também vamos vender aqui o nosso pão com uma única exceção: nós realmente acreditamos no que vai a seguir!

Por que nós existimos?

A FDTA existe para ajudar o DONO das pequenas e médias empresas a ganhar dinheiro.

Você pode nos perguntar: “Só isso? Vocês não têm consciência social? Preocupação com o meio-ambiente ou aquecimento global?”. Não. Nós existimos por um único, claro e simples motivo: ajudar o DONO da pequena e média empresa a ganhar dinheiro.

Existem inúmeras maneiras de se fazer isso mas o nosso foco é na utilização otimizada das ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) para que o DONO da empresa saiba se está ganhando (e pode ir festejar) ou perdendo (e tem que ralar) dinheiro. Só isso (e isso já é muita coisa na panorama brasileiro).

Se o DONO está ganhando dinheiro, nós também. Seus empregados também. As famílias de seus empregados estão assistidas e a cadeia de benefícios gerada a partir do lucro empresarial é imensa. Nós achamos que isso vale a pena.

Cultura corporativa

Nosso princípio é o de que nós não mentimos para nossos clientes. Se algo não funciona por causa de alguma coisa que nós fizemos de errado e deveríamos saber que isso causaria problema, nós falamos para o cliente exatamente o que fizemos de errado em linguagem o mais clara possível. Nós não nos aproveitamos da ignorância do cliente em aspectos técnicos da tecnologia da informação para esconder, maquiar ou amenizar nossos erros (uma prática, infelizmente, disseminada na área).

Mesmo que o cliente não saiba que um determinado procedimento era uma coisa estúpida a ser feita no Linux, Oracle ou PostgreSQL, nós explicitamente falamos: “isso foi uma coisa estúpida que fizemos”.estupido

Se ficarmos festejando o final de semana todo e não terminarmos algum trabalho que tínhamos prometido, admitiremos isso ao invés de conjurar jargões técnicos incompreensíveis e forças ocultas místicas pelo atraso.

O princípio acima não é negociável e nunca nos afastaremos dele. Se isso significar ter que devolver valores ao cliente ou outro tipo de compensação, acreditamos que no longo prazo economizamos dinheiro ao aderir estritamente à política de não mentir. Por exemplo: se desenvolvêssemos um conjunto amplo de mentiras corporativas, não poderíamos deixar novos empregados conversarem com os clientes ao telefone até que eles fossem treinados nas mentiras oficiais da empresa. E teríamos que manter um controle de versões de mentiras específicas para cada erro ou cliente e, a cada nova mentira, teríamos que treinar todo mundo novamente para manter a mentira. Isso seria um pesadelo totalmente contraproducente e antieconômico. A verdade, pura e simples, é nossa cultura.

Além disso não nos preocupamos muito com a cultura corporativa. Poderíamos fazer listas e listas com os supostos valores da empresa (como aquelas empresas que listam como seus valores a inovação, respeito, recursos humanos e outros) mas acreditamos que tudo parte do princípio de não mentir.

Objetivos da FDTA

Até 2030, se você encontrar 10 proprietários de pequenas e médias empresas no ES e perguntar que empresa de TI os ajudou a ter sucesso, a FDTA deverá ser citada por pelo menos 5 desses proprietários.foi_a_fdta

Não temos pretensão de nos tornar gigantes da TI, como IBM, Google ou Microsoft, mas queremos causar impacto positivo e permanente nas empresas e pessoas que nelas trabalham. E isso só pode ser alcançado através da educação: nós queremos ensinar as pessoas a usar a TI para resolver seus problemas. Faremos isso através de nosso site, artigos, cursos e treinamentos empresariais.

Objetivos para os membros da FDTA

Cada membro da FDTA deve ter o objetivo de se tornar muito famoso pela qualidade dos serviços que presta aos clientes. Não necessariamente ele tem que ter todas as habilidades e competências para tudo mas deve ser capaz de identificar quais habilidades e competências são necessárias e saber onde e como encontrar tais habilidades e competências em benefício de seus clientes.

Cada membro da FDTA também deve ter a consciência que nós vivemos ou morremos para a satisfação do cliente e por isso deve manter a nossa reputação fazendo de tudo para que o cliente seja atendido e tenha suas expectativas excedidas. Fazer o serviço é nossa obrigação, fazer o cliente ter sucesso é nossa missão.

Cada membro da FDTA também tem a obrigação de ajudar os outros membros e fazer a FDTA “sair bem na foto”. Isso significa que os membros mais experientes devem ajudar, treinar e colaborar com os membros menos experientes para que todos projetos e a satisfação dos clientes ocorram no padrão FDTA de qualidade.

Post scriptum

Toda nossa declaração de missão foi baseada (e em grande parte retirada) da ArsDigita Mission Statement, a declaração de missão da ArsDigita, uma já falecida startup de tecnologia muito importante no final da década de 1990. As práticas e políticas estabelecidas pela ArsDigita continuam válidas até hoje, em nossa opinião, em especial seu processo de trabalho e o modo direto e honesto com que a empresa expressava suas idéias.